Para introduzir o tema "o corpo dos pequenos animais" incentivei os alunos a pensarem nos diferentes animais que poderiam existir no jardim de casa ou da escola. Depois solicitei que trouxessem maquinas fotográficas ou celulares para fotografar os insetos que achávamos no jardim da escola. Orientei os alunos para que durante a atividade tomassem cuidados para que eles não tocassem nos insetos que encontravam, pois algum deles poderiam provocar queimaduras ou lesões como lagartas e taturanas. Após observamos todas fotos no datashow para discutir a as estruturas do corpo dos animais fotografados. Ao fazer isso chamei a atenção dos alunos para alguns detalhes do corpo dos insetos depois solicitei que eles preenchessem uma ficha de descrição e o desenho dos insetos mostrados.
Ficha de Inscrição
Nome do animal:
desenho do animal
Este animal possui:
Quantas antenas?
Quantas pernas?
Quantas assas?
Como se locomove?
Para ampliar as questões sobre os animais que vivem no jardim, trabalhei a literatura e incentivei os alunos a realizarem tentativas de escrita, a ideia era utilizar um livro apenas de imagens, para que os alunos criem uma história a partir delas e possam registrar por meio de produção textual, escrita. Estes momentos forma fundamentais para estimular o avanço nas hipóteses da escrita para as crianças que ainda estão no processo de construção e para aquelas que já produzem textos, possibilitou a organização de ideias e o aprimoramento da escrita com coesão e coerência.
Este livro está disponível:
Depois da construção cada aluno realizou a leitura da sua história.




Nenhum comentário:
Postar um comentário