A próxima etapa foi realizar um diálogo com os alunos coletando informações “chuva
de ideias” sobre o que queremos aprender sobre os animais?
Os alunos lançaram várias perguntas
sobre curiosidades que eles têm sobre os animais. Registrei as questões no
quadro e expliquei que iremos pesquisar sobre as curiosidades deles.
Conversamos também o que eles já sabem sobre os animais. Abaixo registrei em um
quadro as certezas provisórias e as dúvidas temporárias.
O que queremos aprender sobre os animais?
Certezas
Provisórias
|
Dúvidas
Temporárias
|
Alguns animais têm
osso e outros não.
|
Por que as girafas tem
pescoço longo e para que serve os chifres delas?
|
Que os pinguins são
aves.
|
Para que serve a
tromba do elefante?
|
O morcego é mamífero.
|
Por que o quero-quero
tem um ferrão, como eles fazem os ninhos?
|
A cobra nasce de ovos.
|
Como as aves voam?
|
A baleia é um animal
que mama.
|
Como os macacos
conseguem se pendurar nas árvores?
|
Os animais são seres
vivos por que nascem, crescem, se reproduz e morrem.
|
Para que serve o casco
da tartaruga?
|
Os animais vivem na
natureza
|
Por que o camaleão
troca de cor?
|
Os sapos nascem de
ovos.
|
Por que o porco ronca?
|
Os girinos viram sapo
quando crescem.
|
Como os peixes nascem?
|
Existem animais que
vivem na água quando filhotes e depois passam a viver na terra e na água.
|
Por que as corujas
dormem de dia e ficam acordadas á noite?
|
A tartaruga tem casco.
|
Por que o caracol anda
devagar? Porque o caracol carrega a casa nas costas?
|
Os mamíferos nascem da
barriga.
|
Porque as galinhas não
voam?
|
Por que o leão tem
juba?
|
|
Por que a zebra tem
listras?
|
|
Por que as tartarugas andam
devagar?
|
|
Esta
aula foi muito rica em informações, pois as dúvidas de alguns alunos eram a
certeza de outros e foram levantadas várias discussões sobre o assunto.
Para buscar as respostas das dúvidas temporárias os alunos realizaram pesquisa no LIE. Os alunos foram orientados como realizar pesquisa na internet e sobre autoria. Eles leram diferentes textos sobre os animais e sintetizaram as informações escrevendo pequenos textos contendo as respostas de suas dúvidas. Esta atividade despertou interesse pela leitura e a cada descoberta eles socializavam com as outras crianças.
Para buscar as respostas das dúvidas temporárias os alunos realizaram pesquisa no LIE. Os alunos foram orientados como realizar pesquisa na internet e sobre autoria. Eles leram diferentes textos sobre os animais e sintetizaram as informações escrevendo pequenos textos contendo as respostas de suas dúvidas. Esta atividade despertou interesse pela leitura e a cada descoberta eles socializavam com as outras crianças.


Nenhum comentário:
Postar um comentário